Ovinos Dorper

Originários da África do Sul, os ovinos Dorper são consequência do cruzamento da ovelha Somális com a Dorset Horn. Inicialmente criados com o único propósito de se produzir carne, os Dorper se mostraram animais resistentes e fortes, sobretudo pela fácil adaptação às regiões semiáridas. 

A partir de 1946, iniciaram os trabalhos para o melhoramento da raça, que hoje se destaca pela qualidade de peso das carcaças e pelo rápido crescimento. Os cordeiros podem atingir, quando confinados, 36kg antes dos 120 dias de idade. Além de outras vantagens, o período de gestação de uma Dorper varia entre 142 e 153 dias.


Padrão Racial

Aspecto Geral

Animal vigoroso; Temperamento calmo; Carcaça pesada; Resistência e força; Fácil adaptação a diferentes condições climáticas.

Aptidões

Excelente carne; Pele.

Corpo

Proporcional; Robusto; Musculoso; Paletas largas e musculosas, paralelas entre si e bem ligadas ao corpo; Peito moderadamente largo, profundo; Tronco longo; Costelas arqueadas, com lombo largo e cheio; Linha dorso-lombar longa e reta.

Pele

Macia; Solta; Sem pelos; Cor clara. 

Cabeça

Forte; Longa; Grandes olhos, bem distantes e bem protegidos; Testa não achatada; Orelhas proporcionais; Chifres, se surgirem, devem ser pequenos (apenas desenvolvidos na base), mas os grandes também são admitidos; Não possuem depósito de gordura na cabeça.