Bovinos Sindi

Originário do Paquistão, o gado vermelho Sindi é uma raça zebuína de extrema simplicidade que facilmente se adequa ao clima semiárido nordestino. Com bela aparência e atributos que chamam a atenção pela rudez, a criação de bovinos Sindi ainda é considerada recente no Brasil. No entanto, investimentos em tecnologias como inovações em provas zootécnicas, genética e animais de elite, já trazem destaque para alguns estados brasileiros.


Padrão Racial

Aspecto Geral

Em geral, pequenos; Bela aparência; Adequados para regiões de poucos recursos alimentares.

Aptidões

Leite; Carne.

Corpo

Tronco profundo, compacto, porém longo e tendendo para o cilíndrico; Linha dorso-lombar reta e quase horizontal; Dorso e lombo bem musculados; Garupa arredondada, mas inclinada; Úbere volumoso, com tendência a se tornar pendente; Membros curtos, finos, de ossatura delicada, bem feitos e aprumados; Articulações não são volumosas; Compacto; Quartos traseiros arredondados e caídos.

Pele

Levemente solta; Recoberta de pelos finos, macios e luzidos; Cor vermelha, variando do mais escuro ao amarelo-alaranjado; Touros têm as espáduas e coxas em tonalidades mais escuras.

Cabeça

Pequena e bem proporcionada, de perfil convexo; Chifres grossos na base, crescem para os lados, encurvando-se para cima. Orelhas tamanho médio e caídas; Olhos escuros, pouco proeminentes, dando aspecto de mansidão.